14.8.06

 

Europeu de Atletismo

Salut!!

Há várias coisas que me apetece dizer, depois de ter acompanhado o último Campeonato da Europa de Atletismo.
E a primeira, é sobre a representação portuguesa. Que foi boa. O selecionador queria 3 a 5 finais. Pelas minhas contas, dois oitavos, um sexto, um quarto, um segundo e dois primeiros, dá sete resultados de finalista. E são quatro medalhas e dois títulos europeus.
Aí está um homem que mesmo fazendo por baixo as espectativas, ganhou a aposta, e por isso merece o aplauso. Parabéns, Prof. Abreu Matos.

Outra, é que houve poucos resultados de nível. Como é hábito, há alguns anos, no Europeu. E sinal disso, é que na próxima Taça da Europa, a Rússia vai sozinha, contra a selecção da europa e restantes adversários. A europa está mal, e tirando algumas especialidades, perde facilmente para África, para os Estados Unidos, para a China.

Não posso deixar de falar de Francis Obikwelu. O prof. Fausto Ribeiro, começou a descobrir um diamante em bruto que já era uma estrela em potência quando chegou a Portugal. Lamento dizer, mas acho que se o mundial júnior de atletismo não tivesse sido em Lisboa, mas sim nos Estados Unidos, Obikwelu era provavelmente o recordista do mundo dos 100 e 200 metros. Mas isto já é especulação.

Falta falar do salto em comprimento. É uma das minhas disciplinas preferidas. E pode dizer-se que Naide Gomes teve a sorte que faltou a Nelson Évora. Nelson fez um grande salto na qualificação, e não consegiu um bom resultado na final. Tanto em termos absolutos, como pessoais. Bastava-lhe ter feito o inverso, que ganhava uma medalha de prata.
Já Naide Gomes, teve a sorte de a concorrência estar mal na qualificação, para conseguir melhorar muito na final.

Um último reparo para os juizes, principalmente na velocidade: parecia a Liga Betandwin, ou Bwin, ou Superliga, ou lá que o valha...

Bye!!






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?