22.11.06

 

A rádio faz anos

Salut!!
 
Durante estes últimos dias li algumas coisas que não gostei.
A propósito do aniversário do RCP. 
Parece-me forçado usar o termo "abuso", para qualificar este aniversários.
Em rigor, o Rádio Clube Português, do clâ Botelho Moniz, não foi foi nacionalizado em 1974 (não houve nacionalizações em 1974!). A ausência do Rádio Clube, no espectro foi de 20 anos, já quem em 1995 (ou terá sido 94?) a família Botelho Moniz comprou a Rádio Geste, e fez renascer os RCP, com o mesmo logo, e até com o Em Orbita, de Jorges Alves. Passando por algumas dificuldades financeiras, e nas mãos de outro elemento da família Botelho Moniz, o RCP aliou-se à Rádio Nova (Porto), do grupo Sonae, e durante três anos, transmitiu uma Emissão chamada Rádio Nova/RCP, que incluia um desdobramento local de emissão para o Porto e Lisboa, durante a tarde.
O projecto fechou em 1999, e a frequência local de Lisboa foi vendida à Media Capital.
A mesma Media Capital, já liderada por Pedro Tojal, negociou os direitos de imagem e de marca do RCP, para transformar a Rádio Nostalgia, numa marca que dava cor ao logo RCP, exibindo a legenda "desde 1931". Isto aconteceu em 2003.
Ou seja, a marca RCP, está legalmente em actividade, por várias vidas, durante mais de 50 anos.
E não é errado dizer que o Rádio Clube Português nasceu em 1931. Ou seja, há 75 anos. 
Acredite-se ou não na renascença... das entidades.
 
E ainda outra coisa: não há noticia no facto da plástica da rádio usar RCP, Rádio Clube Português ou Rádio Clube. Desde há muito tempo que o Rádio Clube é o Rádio Clube Português. Parece-me que há muita gente distraída. E eu nunca ouvi o Rádio Clube, até 1995! 
 
Bye!!
   





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?